Translate

O vestibular está chegando, e já começa aquela ansiedade louca de como vai ser a prova, se vai saber fazê-la, se vai passar e etc. Devido a isso, nós que já passamos desta fase, resolvemos dar algumas dicas para vocês vestibulandos. Tanto antes, como no dia da prova, é preciso tomar alguns cuidados que podem fazer toda a diferença.



Não adianta se desesperar, e tentar aprender tudo que ainda não sabe, na véspera das provas.
Muita informação só irá sobrecarregar a sua cabeça e pode até prejudicar o seu desempenho na prova. Não perca tempo com assuntos que nunca teve facilidade para entender. 

Dicas para uma boa prova de redação:
Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nos principais vestibulares do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário. É importante fazer da leitura um hábito.
Leia os editoriais dos jornais, que são bons modelos de dissertação (estrutura de texto mais pedida nos exames) e ajudam a perceber técnicas de argumentação. 
Faça redações toda semana, e peça que o seu professor corrija, e aponte seus principais erros.
Converse sobre assuntos polêmicos para aumentar o seu repertório de argumentos.


Dias antes do vestibular:
 Separe com antecedência todos os documentos (e materiais) que terá que apresentar no dia da prova;
Fuja de situações de estresse e faça programas que lhe trazem tranquilidade;

No dia da prova:

Não leve celular,já vi muitas pessoas sendo desclassificadas por isso. No dia só leve os documentos que irá apresentar na hora.
Evite o desgaste de ter de se apressar para chegar a tempo e, principalmente, não corra o risco de encontrar os portões fechados e ser impedido de participar do processo seletivo. Chegue ao local da prova com cerca de 1 hora de antecedência. 
Na hora da prova, não perca muito tempo em questões que você sabe que terá grande dificuldade. Resolva primeiro as questões que para você são mais fáceis.
Leia atentamente aos enunciados das questões; Fique ligado na hora, cuidado para não acabar o tempo, e você não ter terminado ainda a prova.


 O que fazer na hora da prova de redação:
O texto deve ter começo, meio e fim. No começo, você introduz uma ideia; no meio, você a desenvolve, apresentando argumentos que a comprovem; e, no fim, você faz uma conclusão sobre a ideia inicial.
 Fique atento ao que está sendo pedido: você está sendo avaliado pela sua capacidade tanto de produzir o texto quanto de interpretar o enunciado. Fazer o que o enunciado pede é fundamental.
Releia várias vezes, observando a coerência, a fluência da linguagem e a adequação do vocabulário.
Faça a correção gramatical: principalmente ortografia, concordância e pontuação.
Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
Fuja das fórmulas prontas e dos clichês (como "o Brasil é um país de contrastes"; "todo homem é uma ilha"; "transpondo as barreiras"). Seja original.
Evite a repetição. A clareza e a objetividade são itens muito importantes. Faça uma caligrafia, que dê para entender direito. Olhe se o seu texto está alinhado, isso é muito importante também.
E por fim, ao término da prova, evite o desgaste emocional de ficar discutindo com outros colegas sobre as respostas. Melhor ir para casa descansar e recomeçar todo o processo de preparação para a próxima prova. 


Essas são as dicas que separamos para vocês. Seguindo as dicas, e estudando bastante, você irá fazer uma prova tranquila, não se desespere! Boa sorte!!

2 Comentários

  1. Késsia, como é o curso de odontologia? eu vou prestar vertibular pra essa area, mas não tenho certeza se é isso que realmente quero.. vc poderia me ajudar? Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ariane, olha.. eu também quando fiz não sabia se era o que eu realmente queria, eram muitas dúvidas em diversas áreas sem saber realmente do que eu gostava. E por incentivo da minha mãe e por impulso resolvi fazer, no começo achei estranho, muita teoria do que achava que nem serveria no meu futuro (todo curso deve ter) mas com o passar do tempo eu fui me apaixonando pela profissão, e olha, uma grande vantagem de cursar odontologia são as diversas áreas que você pode atuar, são muitas especializações, muitas mesmo, e com certeza se você tem uma quedinha pelo curso, vais e apaixonar por alguma área! Seja odontopediatria, endodontia (canal), seja cirurgia, a parte de legal (criminal), a dentística (restauração e estética), implante, enfim, são diversas áreas que serão de qualquer forma uma ótima escolha! Pesquise mais sobre os meios de atuação etc, com certeza você vai gostar! :)

    ResponderExcluir