Translate


              
             O título por si já questiona o bastante. É possível manter uma amizade saudável com ex? Acho que esse questionamento depende bastante da maneira como o relacionamento teve seu fim. Um relacionamento que terminou de maneira “trágica” por traição, por exemplo, será possível manter uma amizade com uma pessoa que te traiu? Com alguém que apenas te usou e te enganou de diversas maneiras?  Além de perdoarmos atitudes de alguém em que além de confiarmos, amávamos, é difícil e machuca bastante, vale a pena insistir numa amizade?
                Depende de cada pessoa ver se vale a pena prosseguir uma amizade com alguém que tenha te feito mal, e te magoado bastante. Às vezes pensamos no que aquela pessoa tenha significado para nós, o que ainda sentimos por essa pessoa.  E não é que esquecemos o que nos foi feito, não é que já não dói mais o que nos causou, mas que perdoamos e às vezes queremos aquela pessoa que tanto gostamos, perto de nós. Mas vale a pena fazer um esforço imenso, numa luta diária com seus sentimentos, para ter a amizade de alguém que já te vez mal? Não é uma escolha fácil, e nem é possível opinar quando os tipos são imensos e variados. Mas em algumas histórias, insistir numa amizade quando ainda há algum tipo de sentimento, mesmo que pouco ou confuso, não é saudável a você. Ainda mais se a única pessoa na história que ainda tem algum sentimento existente seja apenas você. Querer relembrar o passado vai só te fazer lamentar. Agora vai falar isso para vontade de estar perto né?
              E não é apenas em relação aos maus relacionamentos, os bons também, mas que por algum motivo, teve o seu fim. Acho inevitável manter uma amizade e se sentir desconfortável com as lembranças que chegam a todo instante, a cada palavra dita que te relembra uma frase, um momento vivido. Chegar a um assunto que faça relembrar os momentos juntos e ficar nostálgico. Fácil não é, mas será possível manter uma amizade? Creio que sim, mas não uma amizade saudável, para alguma das partes, ou até mesmo ambas, será desagradável e doloroso de alguma maneira, mesmo que ja tenha se seguido adiante. Afinal, se não deu certo é porque não era pra ser, muito menos para se insistir em algum tipo de relação desconfortável. Mas se for de boa para as partes envolventes, se sentirem bem, e também para as pessoas que os cercam (vulgo outros relacionamentos), boa sorte!
                Mas a única maneira de esquecer o que te faz mal é lutar contra seus próprios sentimentos e não insistir numa amizade que talvez (ou com certeza) não daria certo e não te faria bem.

Deixe um comentário